O Rapel, originalmente apenas uma manobra de escalada, vem ganhando cada vez mais adeptos como atividade à parte, inclusive para pessoas que não praticam a escalada, mas querem desfrutar das emoções fortes que esta atividade oferece.

Consiste em técnica de descida vertical com corda, em que são utilizados equipamentos especiais, que oferecem total segurança ao participante.

Rapel em Socorro:
Alguns roteiros em Socorro oferecem a possibilidade de se efetuar esta atividade esportiva como meio de vencer os obstáculos presentes no caminho ou, simplesmente, como uma emoção adicional ao passeio. Em todos eles, o rapel é praticado em rochas de origem granítica, com lances positivos(em sua maioria) e negativos(menos frequentes).

O que levar:
Protetor solar, repelente para insetos, cantil ou garrafa plástica para água. As roupas devem ser confortáveis para não prender os movimentos: calça comprida (preferencialmente moleton ou cotton lycra) e camiseta, tênis já amaciado com solado antiderrapante, meias grossas de algodão.

Equipamentos fornecidos:
Capacete, cadeirinha, luvas, cordas, mosquetões e freios.

Obs: Todos os esportes devem ser praticados somente sob a coordenação e acompanhamento de um ou mais monitores especializados para a atividade especificada.