Socorro, 28/07/2008

PROJETO PIRACEMA

A Associação formou-se da união de vários pescadores amadores, praticantes da pesca esportiva, e amantes da natureza, que, dia a dia vendo a morte do rio do Peixe, por problemas de obstáculos da natureza, poluição, pesca predatória, etc. resolveram juntar-se e fazer algo pelo mesmo.
A Associação, que é sem fins lucrativos, tem como finalidades o repovoamento do Rio do Peixe dentro dos limites territoriais do Município de Socorro - SP. Para tanto, poderá adquirir ou receber em doação, peixes ou alevinos, cria-los e soltá-los no rio, bem como conservação e proteção da fauna terrestre e aquática que vive nos mananciais, afluentes e leito do rio. Para tanto, auxiliando as autoridades competentes na fiscalização e repressão a comportamentos criminosos e predatórios; atuar junto às entidades civis e governamentais na criação de condições para o aumento da população aquática do rio do peixe, bem como, melhorar e conservar as condições já existentes.
O Rio do Peixe é formado por vários córregos, vindo principalmente das Serras de Minas Gerais, mais precisamente da cidade de Munhoz, atravessa as cidades de Socorro, Lindóia, Itapira, indo juntar-se com os Rios Sapucaí Mirim e Bravo, formadores do Rio Mogi Guaçú.
Inicialmente, fomos introduzindo no rio diversas espécies de peixes, tais como curimbatás e outros, que constituiriam futuramente a cadeia alimentar dos peixes nobres, (dourados piracanjubas etc.), que iriam ser introduzidos no rio. Fato este ocorrido com a aquisição de 1.000 alevinos de dourados e 2000 de piracanjubas, em dezembro de 1997, junto ao projeto pacú, na cidade de Campo Grande - MS., engordados no tanque no horto florestal municipal e soltos no rio em abril de 1998.(variaram entre 0,200 g e 0,800g.). Igualmente em fevereiro/2001 foram soltos mais 550 dourados.
Resumindo, desde a fundação, foram colocados no rio aproximadamente 900.000 peixes, destaque especial para os DOURADOS.
Pesquisas efetuadas pêlos integrantes do projeto dão a certeza de desovas, pois encontramos diversos cardumes de alevinos (pacus prata e curimbatás).
Várias foram às campanhas de plantio de árvores para e recomposição da mata ciliar, culminando com a marca de aproximadamente 2.500 mudas de árvores plantadas, bem como inúmeras vezes providenciamos a limpeza das margens e leito do rio.
Criamos e editamos duas cartilhas de educação ambiental. A primeira em sua 5a edição, direcionada aos adultos, outra, tipo história em quadrinhos colorida, extraída da legislação ambiental com literatura direcionada primeiramente para as crianças até 7a. Série. FORAM IMPRESSAS 10.000 REVISTAS, já distribuídas nas escolas de Socorro, em 26 de março de 1999. Estamos com a nossa segunda revista toda elaborada e pronta, somente na espera de patrocínios para impressão das mesmas.
Palestras em escolas são ministradas utilizando-se a literatura acima e auxilio de vídeos, acontecendo também com comunidades ribeirinhas, e hotéis, por solicitação dos visitantes.
Milhares de informes publicitários estão sendo dirigidos diariamente à população orientando e incentivando a “NÃO JOGAREM LIXO NO RIO”, através de panfletos e sacolas plásticas de alguns comércios locais.
Existia em nosso rio um obstáculo natural onde seria necessária a construção de uma escada para que os peixes conseguissem concluir o percurso da piracema. O Sonho da construção da ESCADA para subida de peixes na cachoeira do Salto Grande não é de agora, mas de tempos remotos, a mais de 40 anos, onde homens como tenente Aranha e outros, com intuito de minimizar o desnível do rio para ocorrer a PIRACEMA, resolveram dinamitar as rochas da cachoeira. Provocaram assim um conflito com todas autoridades da época, não conseguindo assim seu objetivo.
O Projeto Piracema “caminhou” por mais de ano colhendo documentos, culminando com a OUTORGA do Ministério do Meio Ambiente em Brasília, para a construção de uma Escada para subida de peixes, que outrora ERA SONHO, HOJE É REALIDADE.
Escada para Subida de Peixes “Prof. Manuel Pereira de Godoy” obra concluída em 25 de Agosto de 1.999. Inauguração Oficial dia 19 setembro de 1.999.
Já, após as chuvas do final de 99/2000 constatamos a eficácia da obra, pois várias espécies de peixes que não mais habitavam a parte do rio foram capturadas.
A Associação também presta serviços à Defesa Civil da cidade em casos de enchentes, pois é proprietária de vários barcos e excelentes pilotos.
Em 2006, com parceria da Prefeitura de Lindóia, realizamos uma limpeza no Tanque da cidade, foi surpreendente, recolhemos vários objetos como chassi de carros e de motos, lixos de várias espécies deixados infelizmente por pescadores inconseqüentes. O intuito deste trabalho, além da conscientização, é estimular entre os moradores de Lindóia, a criarem um Grupo igual ao do Projeto Piracema.
Foi realizada em janeiro de 2007 a soltura de 4.000 Piauçu, que foram desenvolvidos no tanque do Restaurante Nascentes do Rio do Peixe, sub-base do Projeto Piracema, e com a perceria do Pesqueiro Nenê Oliane com o transporte, onde a soltura dos mesmos foi na Rua Irmãos Picarelli (Marginal) centro da cidade e tivemos a presença da população.
Em Fevereiro, fizemos uma limpeza no Rio, dentro do perímetro urbano, e podemos constatar que a população já está mais consciente, pois em todo nosso trabalho de limpeza que já realizamos no rio durante a nossa existência, a quantidade de lixo retirada vem diminuindo gradativamente.
Em 2007, conseguimos também atingir a marca histórica de 1.000.000 de peixes (alevinos e matrizes).
Em Novembro de 2007, foram realizadas duas solturas muito importantes, a primeira foi por fazermos uma limpeza no tanque do Restaurante Nascentes Rio do Peixe, para seleção e venda dos peixes lá criados e engordados pelo Projeto, onde uma parte foi destinada ao Pesqueiro Nenê Oliani e a outra, 450.000 alevinos juvenis, foram soltos no Rio diretamente através da comporta, e a outra foi no Nascentes Rio do Peixe com o total de 25.000 alevinos entre eles Corímbas e Lambaris e tivemos a presença da EMEF Coronel Olímpio G. dos Reis, e a realização de palestra educativa, e com a parceria da CPFL na doação dos alevinos.
Em Março de 2008, totalizamos a marca de 1.500.000 de peixes, foi com a soltura de 25.000 alevinos entre eles, Corímbas, Lambaris e Piaparas, juntamente com os alunos da EMEF Coronel Olímpio G. dos Reis, com palestras educativas, sorteios de brindes doados pelo comércio local, e com a parceria da CPFL, na doação dos alevinos.
E de 16 a 25 de maio de 2008, participamos da ll Expo Fair, onde a ACE doou o espaço, e pudemos expor toda a nossa História de 10 anos de existência em Banner´s digitais e distribuição de bonés e adesivos, onde tivemos a expressiva visitação do público de várias regiões como Holanda, Hawai e muitas cidades vizinhas.
Na semana do Meio Ambiente, foi realizada a Exposição de nossa História no salão social do Clube XV de Agosto, onde pudemos receber cerca de 2.000 alunos das escolas municipais e particulares da nossa cidade, onde ministramos palestras educativas contando a história do Projeto mostrando vídeos e conscientizando sobre a responsabilidade social de cada ser. Continuando na nossa meta, seguimos para a cidade de Piracaia, onde realizamos junto com a população da cidade, uma limpeza no rio Jaguari, desde a sua barragem até o centro da cidade, com o intuito de incentivar a comunidade de Piracaia a formar um equipe como a nossa, onde ficamos abertos para todo tipo de informação que seja necessária.
Após a semana do meio ambiente, estamos organizando o concurso de redação e desenho com as escolas municipais, com o tema PIRACEMA, que ocorrerá do dia 18/08/08 a 29/08/08, onde os trabalhos serão previamente selecionados pelos professores e depois julgados por pessoas escolhidas pelo Projeto Piracema, serão premiados os três primeiros colocados de cada concurso e será distribuídos todo material promocional para os participantes, a premiação será feita no Hotel e Pousada Floresta do Lago, no começo do mês de Setembro de 2008.

Os interessados em participar ou colaborar com o PROJETO PIRACEMA, enviar e-mail para mmantovanifratini@yahoo.com.br que entraremos em contato.


“A NATUREZA AGRADECE”

Antonio Dias Domingues ( Tuna )
Fone (19) 3855-2312
E-mail: mmantovanifratini@yahoo.com.br
Site.: www.estanciadesocorro.com.br/projetopiracema


® Todos os Direitos Reservados - Projeto Piracema - Socorro/SP - ITAMAR MARIANO - Consultoria Web - www.itamarmariano.com.br