Os jipes surgiram durante a Segunda Guerra Mundial, pela necessidade em se criar meios de transporte para os soldados, transportes estes que fossem capazes de realizar travessias em lama, erosões, picadas e outros trechos de acesso mais complicados.
A partir daí, foi se expandindo, sendo um sucesso no exterior já na década de 40.

No Brasil, só chegou a ser considerado como modalidade de aventura na década de 80, quando começaram os primeiros rallys e quando foi fundado o Jeep Clube de São Paulo.

Esta atividade, caracterizada pelo sistema de tração nas quatro rodas, mais conhecido como 4x4, é movida pelo espírito de aventura, pois como o próprio nome diz, o objetivo é percorrer caminhos não convencionais, difíceis e, algumas vezes, aparentemente intransponíveis, como trilhas, rios e barrancos, sempre com muita adrenalina.

Off-Road em Socorro:
A região de Socorro se caracteriza por estar inserida entre os vales e montanhas da Serra da Mantiqueira, oferecendo uma diversidade muito grande em paisagens, ricas em cachoeiras e remanescentes de Mata Atlântica. Tudo isso faz do passeio uma experiência gratificante e inesquecível. Com o intuito de evitar grandes impactos sobre o meio ambiente, todos os roteiros são por percursos preestabelecidos, ou por estradas vicinais.

O que levar:
Chapéu ou boné, cantil ou garrafa plástica para água.

Obs: Todos os esportes devem ser praticados somente sob a coordenação e acompanhamento de um ou mais monitores especializados para a atividade especificada.