Esta atividade esportiva surgiu na Califórnia, quando alguns hippies resolveram descer montanhas usando velhas bicicletas.

Chegou ao Brasil em 1986 e, atualmente, conta com vários equipamentos de segurança desenvolvidos especialmente para este esporte de aventura. O praticante pedala por estradas ou trilhas que expõem ao contato com a natureza, exigindo muitas vezes técnica, preparo físico e concentração para enfrentar os obstáculos que surgem pela frente.

Por estar situada em uma região montanhosa, a Estância de Socorro é ideal para a prática deste esporte, apresentando roteiros para todos os aventureiros, desde os menos experientes até os mais radicais. Estas trilhas conduzem o praticante através de paisagens exuberantes, com muito verde, ar puro e emoção, sendo que algumas delas levam a belíssimas cachoeiras.

Cicloturismo em Socorro:
Na região há vários roteiros para a prática de cicloturismo, todos realizados em pleno contato com a natureza, entre aclives e declives mais ou menos acentuados, passando por riachos, cachoeiras e locais de belíssimo visual em percursos que variam de 5 a 50km.
Existe também duas pistas para a prática do Down Hill.

O que levar:
Mochila pequena tipo escolar, protetor solar, cantil ou garrafa plástica para água. As roupas devem ser confortáveis para não prender os movimentos, tênis já amaciado com solado antiderrapante, meias grossas de algodão.

Equipamentos fornecidos:
Capacetes, luvas.

Obs: Todos os esportes devem ser praticados somente sob a coordenação e acompanhamento de um ou mais monitores especializados para a atividade especificada.