Caminhar por labirintos escuros e acidentados, esgueirando-se por entre fendas às vezes estreitíssimas, explorar os abismos do fundo da terra.
As cavernas podem oferecer, ao mesmo tempo, paisagens maravilhosas, visões de rios subterrâneos de águas cristalinas, ornamentações geológicas de contornos únicos, impossíveis de serem vistos na superfície. É um ecossistema único, que nos remete a experiências singulares.

A região de Socorro é formada por inúmeras grutas e algumas cavernas, todas de formação granítica, portanto sem grandes ornamentações (espeleotemas).

São constituídas por blocos de placas rochosas sobrepostas, formando diversos túneis, fendas, galerias e clarabóias. Em sua maioria, são recentes, ou seja, ainda estão em formação, pois são atravessadas por riachos.

Caving em Socorro:
Percursos que tem em média de 150m a 2Km de extensão, com inúmeros obstáculos, passando por entre pedras, fendas, formações graníticas e pequenas quedas d'água.

O que levar:
Roupas confortáveis, calça comprida (preferencialmente moleton ou cotton lycra), camiseta, tênis já amaciado com solado antiderrapante, meias grossas de algodão, cantil.

Equipamentos fornecidos:
Capacetes.

Obs: Todos os esportes devem ser praticados somente sob a coordenação e acompanhamento de um ou mais monitores especializados para a atividade especificada.