Cada passo, cada curva, uma emoção diferente toma conta do espírito do aventureiro que se dispõe a aproveitar as emoções de uma trilha.

Caminhar é uma das atividades mais antigas do homem. No entanto, a caminhada, que ao pé da letra significa marcha, nasceu como atividade esportiva apenas no século passado.
Teve origem na África do Sul, quando o bôeres (os primeiros colonos holandeses, franceses e alemães ao chegarem à África do Sul) fugiram dos ingleses que invadiram a região, em 1806.

A partir daí teve início o mais popular e praticado esporte de natureza, que tem como principal objetivo o contato do participante com a natureza e suas mais belas paisagens e atrativos naturais, desafiando matas, rios, cachoeiras e montanhas pelo caminho.

Caminhada em Socorro:
A região de Socorro oferece caminhadas de diferentes graus de dificuldade. Podem ser visitados lugares com belíssimas cachoeiras ou grutas, passando por trilhas no meio da mata e seguindo o curso de riachos ou rios de águas límpidas. Em muitos casos, ainda é possível ouvir ou visualizar registros de animais silvestres, como macacos, capivaras, antas e muitos outros.

O que levar:
Chapéu ou boné, mochila pequena tipo escolar, protetor solar, repelente para insetos, cantil ou garrafa plástica para água. As roupas devem ser confortáveis para não prender os movimentos: calça comprida (preferencialmente moleton ou cotton lycra) e camiseta, tênis já amaciado com solado antiderrapante, meias grossas de algodão.

Obs: Todos os esportes devem ser praticados somente sob a coordenação e acompanhamento de um ou mais monitores especializados para a atividade especificada.